July 18, 2019

Instagram retira a contagem pública de likes e aperta o cerco contra maus usuários

Instagram retira a contagem pública de likes e aperta o cerco contra maus usuários

E o Instagram não para! Há mais ou menos um ano a rede social começou a excluir comentários, curtidas e seguidores falsos e – em muitos casos – a banir os usuários da plataforma! E a caça às bruxas não para por ai!

Desde a última segunda-feira (17 de julho), o Instagram começou os testes para ocultar a contagem pública de curtidas, medida anunciada em março e que agora começa a ser percebida pelos usuários. Nós, da Agência Centro Oeste, vemos com bons olhos essa novidade, embora a gente não acredite que essa providência vá, de fato, melhorar a qualidade do conteúdo publicado na plataforma.

Segundo a assessoria de comunicação da empresa, não são as curtidas que importam, mas sim histórias e relacionamentos. “Queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem. Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”.

A partir de agora, a quantidade de curtidas de cada postagem só é visível para a conta de autoria. Ou seja, visitantes não poderão mais ver quantos likes determinada foto recebeu.

Outra novidade caiu como uma bomba na comunidade instagramer: é cada vez mais frequente a remoção de postagens – e até o banimento de usuários – por conta de postagens que violam os termos de uso. E agora com requintes de alerta: o Instagram vai mostrar aos usuários um histórico das postagens, comentários e histórias que foram removidos, com o seguinte alerta: “Se você postar algo que vai contra nossas diretrizes novamente, sua conta pode ser excluída”.