April 9, 2019

O que é “estar na internet”?

O que é “estar na internet”?

“Você está na internet?”

Quando surpreendidos por essa pergunta, empresários geralmente fazem duas ‘contra-perguntas’ usadas como critérios para avaliar se sim ou se não. “Eu tenho um site?”, “Eu vendo online?”.

Se a resposta a pelo menos uma dessas perguntas for não, ele não vai ter convicção em responder.

E o que é – de fato – estar na internet?

Primeiro o empresário deve refletir quais são as utilidades da internet para sua empresa quando o assunto é comunicação. Considerando que o ponto chave da vida online é a possibilidade de acesso e diálogo rápido, simples e constante entre uma marca e seu público de interesse, se uma empresa não promove e estimula esse diálogo, a resposta é “não”, essa empresa não está na internet.

E não importa qual seja o tamanho da estrutura online que essa empresa tenha. Se não há diálogo ela pode – em uma definição global da questão – “estar na internet”, mas sem se utilizar da principal inovação que a rede mundial de computadores trouxe para o mundo da comunicação empresarial. Ou seja, está na internet, mas é como se não estivesse.

Por outro lado, uma empresa menor, com pouca ou nenhuma estrutura de comunicação online, pode estabelecer um diálogo fiel e dinâmico com seus seguidores/consumidores e, com isso, consolidar sua autoridade e melhorar suas vendas. Essa empresa está na internet? Sim!